quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

S. JOÃO DA CRUZ - BIOGRAFIA




S. JOÃO DA CRUZ





Download do texto integral do blogue em »
http://www.homeoesp.org/livros_online.html



BIOGRAFIA e OBRA – NOTAS BREVES

Filho de Gonzalo de Yepes, tecelão, e de Catalina Alvarez, nasceu no dia 24 de Junho de 1542, em Fontiveros, Ávila, Espanha, aquele que se veio a chamar S. João da Cruz.
No ano de 1548, a família muda-se para Medina del Campo, onde João estuda numa escola fundada para pobres.
Entre 1559 e 1563 estudou Humanidades no seio dos Jesuítas. Em 1563, ingressa na Ordem do Carmo, recebendo o nome de Frei João de São Matias. Faz a sua profissão religiosa, e entre 1564 e 1568 estuda em Salamanca. No ano de 1567, quando termina os seus estudos teológicos é ordenado sacerdote e celebra a sua primeira missa.

Desiludido com as poucas virtudes da vida monástica da Ordem dos Carmelitas, procura na Ordem dos Cartuxos a vida de comunhão espiritual que ambicionava.
No ano de 1567 conhece Santa Teresa de Ávila, que o elucida quanto ao seu projecto de reforma da Ordem Carmelita aos padres, donde viriam a surgir os Carmelitas Descalços.
Muito jovem, envolveu-se no projecto da Santa e mudou o seu nome para João da Cruz.

Em 1568, com Frei António de Jesus Heredia, inicia a Reforma da Ordem.

Em 1568 e 1569 é Mestre de noviços em Duruelo e Mancera. Em 1569 abre-se o Convento de Pastrana e João da Cruz procura nele suavizar, na medida possível, a dureza extrema da sua vida.
Em 1571 é nomeado Reitor do Colégio de Alcalá. E de 1572 a 1577 é Confessor e Vigário na Encarnação, em Ávila.

O seu desejo intenso de regresso ao misticismo dos Padres do Deserto trouxe-lhe sérios dissabores, tendo inclusivamente sido preso na noite de 3 para 4 de Dezembro de 1577 numa prisão de Toledo, durante oito meses. Terá sido no cárcere, que as suas geniais poesias tiveram origem.
Libertado, é nomeado Prior de Calvano e em 1579, Reitor do Colégio de Baeza.
Em 1581, no Capítulo de Alcalá é nomeado Terceiro Definidor, Provincial e Prior de Granada, sendo reeleito Prior desta cidade em Maio de 1583.

No ano de 1585, na cidade de Lisboa, foi eleito Segundo Definidor. No mesmo ano é também nomeado Vigário Provincial de Andaluzia.
Em 1588, no Primeiro Capítulo Geral realizado em Madrid é nomeado Primeiro Definidor Geral, Prior de Segóvia e Terceiro Conselheiro de consulta.
No Capítulo Geral de Madrid de 1591, cessam todos os seus cargos.

Abandona esta vida no dia 14 de Dezembro de 1591, por volta da meia-noite. Tinha então 49 anos.

Em 1618, em Alcalá, as suas obras são pela primeira vez editadas.

Em 1675 é beatificado pelo papa Clemente X e em 1726 é canonizado por Bento XIII.
Em 1926 é declarado Doutor Místico da Igreja por Pio XI.

Numa última consideração, diga-se, que em 1952 é proclamado patrono dos poetas espanhóis.

A partir da sua morte, S. João da Cruz alcançou uma inequívoca autoridade na Mística –  tal como foi reconhecido por Pio XI.
A sua mensagem instiga-nos a descobrir o “tesouro” da cruz, a importância da oração e do silêncio no caminho para o “cume”, bem como a dádiva do perdão.
Pode dizer-se que com o Santo nasce uma forma revolucionária de ascender e conhecer Deus. Não é por intermédio da razão com todos os seus bem conhecidos artifícios lógicos, mas sim pelo amor, que o vamos conhecer –  esse conhecimento não nos fornecerá quaisquer conceitos, mas antes um específico “sentimento de Deus”.


***

Pela doutrina da Subida do Monte Carmelo, o Santo, intenta demonstrar o modo correcto de subir até ao cume do monte, ou seja, ao mais alto estado de perfeição e que consiste na união. “Trata de como uma alma se pode dispor a fim de em breve tempo chegar à divina união. Dá avisos e doutrina muito proveitosos, tanto aos principiantes como aos adiantados, para que saibam desembaraçar-se de tudo quanto é temporal e não se embaraçar com o espiritual e permanecer na suma desnudez e liberdade de espírito requeridas para a divina união”.

A Noite Escurapurificação passiva do sentido e do espírito -, é a declaração das canções acerca do modo que a alma tem no caminho espiritual para chegar à perfeita união de amor com Deus, tanto quanto pode nesta vida. Dizem-se nelas, também, as propriedades que em si tem aquele que chegou à dita perfeição.
O Livro Primeiro trata da noite do sentido e o Livro Segundo da noite escura do espírito.

O Cântico Espiritual usa uma linguagem figurativa e misteriosa para descrever os diferentes estados pelos quais passa a alma, sob a crescente inflamação dum amor cada vez mais ardente, até atingir a união com Deus 

A Chama Viva de Amor é de todas, a mais ardente das obras. Servindo-se da comparação de um madeiro abrasado pelo fogo, S. João da Cruz declara alguns admiráveis efeitos e deleites produzidos na alma na sua íntima união com Deus.

***

Os seus principais poemas, no nosso entender, são os que nos surgem nas grandes obras: Cântico Espiritual, Noite Escura e Chama Viva de Amor.
Indubitavelmente, S. João da Cruz é um dos maiores, senão o maior poeta espanhol de todos os tempos.
Infra, poderá o leitor tomar contacto com a sua obra poética completa. 

Caso o leitor pretenda estudar a obra do Santo, seguindo a ordem constante das suas Obras Completas, é bem possível que se desmotive ao tomar um primeiro contacto com a Subida do Monte Carmelo.
Como ensina o Padre Gabriel de Santa Maria Madalena –  Obras Completas, Edições Carmelo  – devemos em primeiro lugar tomar contacto com a sua doutrina através do Cântico Espiritual, sem que seja necessário lê-lo na sua totalidade, podendo uma primeira leitura limitar-se às 12 primeiras estrofes. Deste modo, tomámos a liberdade de adaptar e resumir as primeiras canções da dita obra, preparando e motivando a alma para a leitura integral do dito Cântico e da mencionada Subida.

Da obra de S. João da Cruz resulta que para atingirmos a união divina, necessitamos de abandonar todos os nossos apegos, numa atitude de total desprendimento de tudo o que Deus não é.

“Quando a alma procura Deus, muito mais a procura o seu Amado a ela.”



JOSÉ MARIA ALVES

(BLOGUE PESSOAL)

LIVROS ONLINE




Sem comentários:

Enviar um comentário